gallery/image001

Coaching

O coaching é um método estratégico, dinâmico, rápido e eficiente, para quem busca atingir um estado desejado. Através do autoconhecimento, trabalha aspectos internos, competências e habilidades do Coachee (cliente), importantes para o seu crescimento pessoal e profissional. 

O coaching não soluciona problemas de saúde! Se o que atrapalha o seu sucesso é uma patologia (doença), faz-se necessário o acompanhamento de profissionais competentes, como psicólogos ou médicos, que vão atuar diretamente no seu caso. 

O Coaching atua, de forma eficaz e duradoura, no desenvolvimento das competências e habilidades de pessoas saudáveis, que desenvolvem crenças ou fatores limitantes, que precisam ser questionados, avaliados e modificados estrategicamente, para que o coachee consiga trilhar sua vida da melhor maneira possível e atinja o resultado que tanto deseja. 

 

Estes questionamentos surgem com a evolução do processo, mais alguns já são conhecidos antes mesmo dele iniciar: 

1.                Estou satisfeito com minha condição atual ou quero me tornar uma pessoa mais realizada, plena e feliz?

2.                Por que não consigo atingir um estado que desejo? Mesmo saudável, possuo bloqueios mentais, limitadores, que acabam me impedindo de evoluir?

3.                Possuo medos ou dificuldades que me impedem de avançar na vida ou nos meus propósitos?

4.                Muitas vezes penso em mudar, sonho com novas realidades, mas, quando tenho uma oportunidade, acabo sabotando minhas ações?

5.                Carrego algum lixo do passado, como mágoas, ressentimentos e angústias, que bloqueiam a minha felicidade?

6.                Tenho claro o meu propósito de vida, um legado que pretendo deixar e estou caminhando em direção aos meus objetivos?

7.                Estou desmotivado a seguir minha carreira atual? Consigo me ver vitorioso em minha carreira? Ou estou seguindo o caminho da frustração?

8.                Meu casamento ou relacionamento está me fazendo feliz? Posso mudar e melhorar a minha relação amorosa?

9.                Conheço minhas competências e habilidades? Me valorizo e me sinto valorizado?

10.             Posso sair da inércia, da zona de conforto e me tornar uma pessoa realizada e feliz?

 

O trabalho do profissional contratado (Coach) neste processo (Coaching), compreende levar o cliente (Coachee) a abstrair sobre sua atual condição, estabelecer o estado desejado (construção de cenário futuro) e a agir para atingir o resultado que espera alcançar. Através de questionamentos voltados a realidade vivida pelo Coachee,  o Coach o auxilia a descobrir o seu lado luz (competências e habilidades que possui), o seu lado sombras (influência do julgamento de terceiros, timidez, excesso de autocrítica, baixa autoestima, insegurança, receios, medos paralisantes, crenças limitantes, etc.) e, a partir destas descobertas (diagnóstico), a definir as ações (tarefas) a serem cumpridas para o atingimento dos seus objetivos (plano de ação), dentro do tempo esperado (metas e prazos), até a finalização dessas ações e evidência de resultados (indicadores de melhoria ou de resultados). A descoberta do seu potencial e dos fatores limitantes, trabalhados, geram a autoconfiança e o autodesenvolvimento, necessários para o sucesso almejado.